Foco: um erro que 99% das pessoas comete na leitura

forçando os olhos

Como está seu foco? Se você comparar seus olhos a uma câmera fotográfica, ele está mais para o nítido ou para o embaçado? Muitas pessoas cometem erros quando o assunto é foco da visão. Isso porque nós estamos tão acostumados a maus hábitos que nem percebemos o quanto estamos errando.

A visão é bem sensível e nós precisamos ter todo o cuidado do mundo com ela. Não só o foco é prejudicado com nossos hábitos ruins, mas, inclusive, o formato do olho e até mesmo a lubrificação. Isso tudo fica ainda pior quando não prestamos atenção em nossas ações.

O que faço de errado com meu foco?

O foco pode ser prejudicado por muitas ações do dia-a-dia. Uma delas é o ato de deixar os olhos tensos quando vamos ler um livro, por exemplo. Você já percebeu que aperta os olhos quando começa a leitura? Esse hábito, tão comum a todos que gostam de ler, é muito prejudicial.

No momento da leitura, pode ser que forçar os olhos melhore a visão. Mas o que acontece é o contrário: com o passar do tempo, esse hábito se torna prejudicial para nossos olhos. Ele pode modificar nossa estrutura visual, transformando o formato do seu olho.

Apertar os olhos para ajustar o foco causa muita tensão na região dos olhos. Isso acaba bloqueando a circulação sanguínea na região, além de bloquear seu piscar. Nós ficamos tão focados na leitura que mal percebemos a tensão que estamos exercendo na região dos olhos.

Não piscar é prejudicial porque diminui a lubrificação dos olhos. Além disso, juntando ao fato de forçar a visão, o oxigênio também é reduzido nessa parte do corpo. De tanto apertar, nós acabamos modificando toda estrutura visual. E, claro, acarretando problemas no olhar.

2 exercícios para que você tenha foco

Abandonar esse mau hábito não é difícil. Mas, como tudo na vida, primeiro você precisa aceitar que o tem. Portanto, preste atenção em quando você lê ou, até mesmo, o quanto se esforça para enxergar algo longe. Nós estamos tão acostumados a forçar os olhos para ter foco que, muitas vezes, nem percebemos que fazemos isso. E não há como mudar um hábito se ainda não o reconhecemos, certo?

Policiar-se é o melhor caminho para começar a evitar o mau hábito. Quando estiver lendo, repare como seus olhos se comportam. Se sua testa franzir, é um sinal de que você está forçando a visão. E, quando isso acontecer, relaxe. Faça sempre isso até que você perca o hábito. Caso não consiga reparar, peça a algum colega ou familiar que convive diariamente com você. Eles podem ajudar nessa tarefa.

Um segundo exercício – desta vez prático – é massagear a região da testa que fica franzida no momento da leitura. Nosso cérebro já está condicionado a deixar a região tensa quando precisamos ter foco no livro e por isso nós temos esse hábito sem perceber. O que precisamos é fazer nossa cabeça entender que no momento da leitura nós teremos outro hábito: relaxar.

Quando estiver lendo, faça uma massagem na área da testa. Além de ajudar a relaxar o foco, esse movimento também auxilia na circulação sanguínea naquele espaço, faz você desviar um pouco o foco do livro e até mesmo se lembrar de piscar para lubrificar os olhos.

Junto a esses exercícios, é sempre importante que você faça pausas. Não só do computador e celular, mas, também, de qualquer atividade que force sua visão, como o foco na leitura. Nós ficamos tão presos ao que estamos fazendo que mal percebemos como nossos olhos sofrem com isso.

A pausa, além de ajustar nosso foco para outros ambientes, ajuda a exercitar sua visão periférica. Ela é muito importante, mas fica esquecida porque nós estamos tão concentrados em nossas atividades que mal olhamos para os lados.

O que também ajuda a melhorar a visão é criar ambientes confortáveis para o olhar. Portanto, nada de ler no escuro ou com pouca luz. A luz ideal é a natural, e aquela em que você se sente confortável ao ler.

Lembre-se: Assim como o restante do corpo, nossos olhos precisam de descanso.

É importante entender que os exercícios são essenciais para manter nossa saúde visual. Porém, eles não substituem a visita ao oftalmologista. O que você pode fazer é utilizar esse recurso natural junto ao tratamento indicado pelo médico.

Portanto, cuide dos seus olhos como você cuida da sua pele e do seu corpo. Quando estiver forçando-os muito, relaxe. Nós dependemos dos olhos para 99% das atividades diárias e, muitas vezes, eles cansam mais do que o restante do corpo. Criar momentos relaxantes é essencial para mantê-los bem.

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

3 comentários no post “Foco: um erro que 99% das pessoas comete na leitura

  1. Boa tarde. Gostaria de reduzir o grau do óculos para leitura, e quem sabe tirar o óculos. Tenho prebioscopia. Nunca precisei usar óculos. Poderia me mandar vídeos para melhorar meu problema. Grata Edna

  2. Antes de fazer os primeiros exercícios estava sentindo olhos apertados demais e secos mas com as suas misericordiosas dicas sinto meus olhos mais saudáveis. Eu tenho alterações vasculares na retina mais no olho direito, mas agora estou mais animada. Qdo vejo alguns pontinhos se movimentam em minha vista. Dra. Tatiana tem um exercício pelo menos um especifico para o meu cãs? Que Deus continue te abençoando. Beijos.

  3. Estou fazendo o Curso do Águia 3.1 e com 2 meses e meio de exercícios sinto bem mais relaxados os olhos e com menos dores nos olhos .
    Ainda quero aprender a diminuir as bolsas dos olhos. Já estou sentindo e vendo pela primeira foto que as pálpebras estão ficando firmes.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *