Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos

Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos

Aproveito as ótimas fotos dos exercícios visuais feitas por Aline Arruda do portal UOL te ensinar um dos principais exercícios oculares, o SUNNING OU ENSOLAR.

Veja a Matéria do Portal UOL sobre os Exercícios Visuais com a Dra Tatiana na ÍNTEGRA CLICANDO AQUI

Exercício visuais – Sunning

Os exercícios visuais de Ensolar ou Sunning, ou seja, banhar os olhos fechados com a luz do sol está ilustrado nas fotos 19, 20 e 21 da matéria. Como descrito na entrevista: ” Um exercício bem simples é, de pé ou sentado, ficar de frente para o sol e movimentar a cabeça lenta e suavemente para os dois lados, como em um movimento de “não”. Isso funciona como uma “musculação” para os olhos e os ajuda a se adaptar cada vez melhor – e sem lágrimas – aos diferentes graus de luz.”

Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos
Sensibilidade à Luz – Exercício Ensolar
Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos
Exercício Sunning – movimento com a cabeça
Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos
Ensolar – Movimento para banhar os olhos com a luz do Sol

Exercícios Visuais – As vantagens da prática

Os benefícios da luz solar para nosso corpo e nossa visão são imensos. Os exercícios visuais de Ensolar ou Sunning proporcionam a seus olhos a contração e dilatação alternada da pupila, pois varia a intensidade e a posição que a luz incide em suas pálpebras. Um errinho na matéria foi dizer que a pupila é um músculo, na verdade ela é um orifício, movido por músculos, que quando se deparam com a luz forte, contraem, “fecham” a pupila, e na luz fraca e escuridão dilatam “abrem” a pupila. Por isso, dizer que o exercício faz uma musculação para os nossos olhos, e nos deixa menos sensível a luz forte, ao mesmo tempo em que aumenta a circulação sanguínea e o relaxamento ocular.

Simplesmente relaxe, respire profunda e lentamente, e visualize o sol, com sua luz e energia, penetrando no seu rosto e nutrindo seus olhos e sua mente – Meir Schneider.

O exercício de Sunning podem ser feitos em qualquer hora do dia, apesar de muitas pessoas referirem o sol do início da manhã e do fim da tarde como seus preferidos.

Particularmente gosto de praticar o Ensolar por 5 minutos e intercalar com o Palming por 3 minutos, e depois retomar 5 minutos de sol, e assim por diante. Geralmente pratico e recomendo 3 vezes esta sequência de sol e Palming por dia para quem deseja melhorar sua visão. Entretanto, se preferir, você pode fazer somente o Ensolar por 15 a 20 minutos sempre que se lembrar do exercício, nas pausas do trabalho ou da escola.

Grupo praticando Ensolar no Parque Villa Lobos

Em nosso grupo de prática no Parque Villa Lobos este exercício está presente em praticamente todos os encontros, e a cada semana é possível perceber o quanto mais adaptados estamos à luz solar, e como ela ajuda nossa visão. Sinta e experimente você também!!

Outros links que você precisa ler sobre luz solar e as vantagens destes exercícios:

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
 
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

33 comentários no post “Exercícios visuais: Ensolar/ Sunning. O banho de sol aos olhos

  1. Após algumas cirurgias por descolamento da retina do olho direito surgiu tb prpbl no olho esquerdo (membrana neovascular subretiniana) . Em função disso estou com baixa acuidade nos dois olhos. Estou fazendo tofos os exercícios p todos os probl diariamente, inclusive usando o oculos reticulado. Minha dúvida é se posso continuar assim sem ptejudicar ao invés de ajufar ou melhor apenas exerc especifico ao meu probl.?

  2. Boa tarde Dra. Tatiana

    Meu nome é Raquel, tenho 49 anos

    tenho uma blefarite crônica e há dois anos está severa no olho esquerdo, porque tenho muita secreção lacrimejamento e as bordas da pálpebra estão mole, flácidas

    Fiz várias consultas com oftalmologista que me recomendou uso constante de pomada, eu fiquei usando durante um ano uma pomada com antibiótico, agora estou buscando ficar sem a pomada e uso colírio de euphrasia, mas meu olho lacrimeja sem parar

    O palming me dá um alívio, assim como o exercício que você ensinou de massagear os cílios. Nessas condições posso fazer o sunning? Tem alguma outra coisa que posso fazer que seja específico para blefarite? Esse olho já tem até mais olheira do que o outro.

    Obrigada

  3. Ola. Gostaria de saber exercicios para vista embassada para perto. Tenho 49anos e esta bastante embassada para leitura de perto.

  4. tenho diplopia ha sete anos ja passei por varios medicos especialistas , como oftalmologista, neurologista e nao obtive nenhum resultado possitivo, tenho melhora de vinte (20%) edepois volta diplopia total.Gostaria de saber posso ter aportunidade de um dia tera minha visao curada, teve neuro que trato-me de esclerose multipla,tomei medicamentos pesados nao tive resultado. Tenho 59 anos, se nao tenho recuperaçao pelo menos queria saber que doença tenho,desde já muito obrigado.

  5. gostaria de saber sobre o oculos especial quadriculado ,tenho degeneracao macular e e dificil usar o computador

  6. Oi Dra.Tatiana sou sua fãzaça, me chamo Selma castro faço terapia ocupacional tbm e fiquei louca qndo comecei a conhecer seu trabalho pois é exatamente isso que quero fazer qndo me formar, trabalhar com curas naturais, pude acompanhar um pouco o congresso do Dr.Wallace por quem fiquei mais apaixonada ainda! E mto bom saber que existe um um batalhão de pessoas que querem tirar as pessoas da ilusão doa remédios. Só queria dizer que te adoro msmo! bjssss

  7. Olá Dra. boa noite, tenho uma dúvida, uso óculos multifocal e não enxergo nada sem eles, vou fazer os exercícios mas depois vou ter que colocar os óculos, fazendo desta forma vou obter alguma melhora?

  8. Olá! Boa noite Dra.Tatiana, meu nome é Suely tenho 64 anos, moro no Rio de Janeiro e fiz uma operação de catarata nas duas vistas em 2014. Á duas semanas atrás eu conheci seu trabalho através do You Tube, fiquei maravilhada com os depoimentos atraves do trabalho que a Dra vem fazendo. Estou fazendo alguns exércicios, pois depois que eu operei nos primeiros meses eu estava enchergando limpo, porém embaralhado.Eu gostaria de saber se tem algum exércicio especifico pro meu caso? Pois quando foi ao oftalmo pra fazer os oculos ele não conseguiu ver o grau dos meus olhos.Grata!

  9. Bom dia Dra. Tatiana,

    Fiz cirurgia de Trabeculectomia – Glaucoma nos dois olhos. No direito houve nova cirurgia para reconstrução da câmara e por ter usado muito Corticóide, segundo o médico, fiquei com Catarata neste olho direito. Por favor me diga quais os melhores exercícios para que eu possa me curar? Muito Grato,

  10. Recentemente fiz a cirurgia refrativa para corrigir 6 graus de miopia e sinto que o olho direito está mais fraco, embaçado. O oftalmo afirma que o grau zerou, mas eu fico sempre com a sensação de uma pequena dificuldade.
    Fazem 25 dias da cirurgia.
    Posso fazer os exercícios para melhorar minha visão ou, como se trata de uma cirurgia, estou no máximo que cada olho consegue enxergar?

  11. Tenho uma sequela de neurite no nervo óptico do olho direito,operei catarata e enxergando com muita claridade,o sunning pode ajudar a melhorar?

  12. Boa tarde td bem Dr Tatiana eu me chamo Wanda tenho 44 anos sou de Curitiba Pr, estou começando agora com os exercícios estou bem confiate até então e não tinha conhecimento dos seus vídeos, fiquei encantada com vc e a sua doçura e simpatia e o mais gostei e que vc anima a gente já recebi tanto não que o seu sim é possível enxergar me deixou radiante muito feliz, bom a 12 anos eu tive o diagnóstico de Esclerose multipla e o 1 surto fiquei cega da vista esquera e por 4 vezes já fiquei totalmente mais faço pulsão e recupero um pouco hoje eu me viro com pouca visão, espere lolo gravarei um vídeo contando minhas melhoras ou melhor a cura um beijo no se lindo coração.

    Resposta Dra. Tatiana: Enviada por e-mail
    Abraços

  13. Boa noite Dra. Tatiana, tenho lido algumas postagens sobre sua técnica de melhoria da visão e achei bem interessante. Tenho 69 anos, uso óculos multifocal há mais de 20 anos(vista cansada), com deficiência de mais de 2.50 nas duas vistas(p/longe) e mais de 3.0 p/ perto. Gostaria que a sra. me indicasse os exercícios específicos para abandonar os óculos. Agradeço antecipadamente. DEUS te abençõe dra. Tatiana.

    Resposta Dra. Tatiana: Enviada por e-mail

  14. Dra. Tatiana,

    Mandei-lhe um e-mail perguntando se quem se operou de carta pode diminuir ou zerar o grau. No meu caso o oftalmologista colocou uma lente para longe num olho e outra para perto no outro. Pergunto: quem foi operado não pode zerar o grau que está na lente, não é mesmo? o máximo que se pode conseguir é deixar de usar óculos. É isso? Por favor mande uma resposta personalizada para o meu e-mail.

    abraço

  15. Bom dia, 2010 eu comprei um livro chamasse Movimento para a Auto Cura do autor Meir Schneider muito bom aprendi varios exercicios e pratico todos os dias, principalmente o sunning e palmig, antes de conhecer o metodo, minha visão estava sempre embaçada e tinha uma sensação de ter areia dentro dos olhos, não tenho mais nada. Muito bom, todos deviam praticar esse exercicios e muitos outros que constam no livro.

    Abraço

  16. Bom dia, dr Tatiana.
    Fiz uma cirugia em novembro de descolamento de retina e depois descolou em funcao de uma pancada na cabeça.  Por fim fiz outro em 28 de dezembro com colocacao de um silicone.  Bom estou me recuperando pra fazer a cirugia em maio retirada deste. Esta semana fui ao medico pra fazer uma revisão se estava tudo bem , bom para minha surpresa o outro olho comecou um descolamento muito pequeno e foi feito um laser. Esta consulta ele falou que eu estava com a membrana fina, entao achei na Internet sobre vc. Gostaria de fazer a consulta pelo skype moro no
    o rio de janeiro.
    Eloa

  17. oi dr tatiana tenho miopia progresspva degenerativa od 32 e oe33 gostaia de saber se tem algum exercicio pra isso ou pode ser os mesmos . que a dr ensina .obrigada lenari

  18. Olá Dra Tatiana, já consegui diminuir o meu grau de miopia com seu exercícios, fui operada da miopia em 1997 e meu grau continuou aumentando além disso apareceu uma pinta na parte branca do lado direito do meu olho direito.Existe algo que posso fazer para ela sair ou para de aumentar?

  19. Bom dia Tatiana. Gostaria de fazer a consulta da minha mãe. Ela tem glaucoma, degeneração macular, já operou catarata e tem 15 dias de teve uma derrame em um dos olhos e agora está sem enxergar com esse olho. O que posso fazer? A consulta online resolve ou seria melhor levá-la à SP. Ela mora no interior do ES.Agradeço sua atenção pra que eu possa ajudar minha mãezinha.Bjs

  20. BOA NOITE QUERIDA DRA. TATIANA……
    AGRADEÇO ETERNEMENTE POR SEU CARINHO E DISPONIBILIDADE DE AJUDAR
    TANTAS PESSOAS……
    CRÍTICAS JAMAIS…….
    A SRA. É UMA ESTRELINHA AMBULÂNTE AQUI NA TERRA…..
    PARABENS PELOS SEUS ESTUDOS E CURSOS E POR TODOS OS SEUS ESFORÇOS…..
    EU SEI PORQUE A NATUREZA LHE DEU ESSA MISSÃO, UM DIA FALAREMOS SOBRE
    ISSO, AÍ A SRA. VAI ENTENDER……
    OBRIGADA SEMPRE POR TUDO.
    SE PRECISAR DE AJUDA AQUI NO RIO DE JANEIRO
    ESTOU A SUA DISPOSIÇÃO.
    MALU
    ABS…..

  21. Olá Dra Tatiana,
    Em 2001 fiz a cirurgia refrativa em ambos os olhos. Em 2011 fiz a cirurgia de catarata, substitui o cristalino por lentes intra ocular com correção de grau em anos os olhos. Em 2015 fiz novamente a cirurgia refrativa para corrigir resquícios de grau em ambos os olhos. Gostaria de saber se esses exercícios são recomendados para o meu caso?

  22. Bom dia Dra Tatiana estou com diplopia no olho direito apos consumir uma manteiga famosa ,aquela que tem um aviao no rotulo ,a manteiga ja estava no final da lata quando passei a faca e um ponto preto de mais ou menos 1 centimetro ,penssei que era mal homogeneização ,não pensei duas vezes passei no pão ai já sabe acredito que foi botulismo pois ja fiz exame de diabete e não deu alta ,apos ja uns 10 dias melhorou muito mas meus olhos não se cruzam o olhar para o lado da direita e eles os dois estão sofrendo com a claridade ,estou fazendo o exercicio do tampão ,o melissa com bolinha e um com uma caneta ha 15 centimetro e outro ponto ha 4 metros de distancia ,oque mais a Dra me recomendaria

  23. Bom dia Dra. Tatiana, tudo bem?
    Obrigado pelas dicas e exercícios de melhora da visão. Só tenho uma dúvida, pois, recentemente fiz cirurgia refrativa em ambos os olhos e gostaria de saber se esses exercícios são recomendados para o meu caso, já que, segundo o médico que realizou minha cirurgia, meu grau não irá zerar, notícia essa que me deixou um tanto frustrado, sendo que não pretende usar óculos nem outro tipo de auxílio .
    Gostaria de surpreender o médico na próxima revisão que está prevista pra o mês de Dezembro, desde já agradeço pela atenção, e que Deus continue abençoando todos nós!

  24. Ola doutora Tatiana, Bom dia e possível fazer os exercicios se a Pessoa for operada de miopia?
    Fiz a cirurgia de Lasic em 2001 e agora estou começando com presbiopia Pela idade e um pouco de secura nos olhos de madrugada quando acordo.
    Tenho tambem descolamento de vitreo, por isso mosquinhas que so me perturbam em uma parede Branca ou no ceu azul e enxaquecas mensais com sensibilidade a claridade e auras visuals de enxaquecas.
    Desde já aguardo anciosa sua resposta.
    Obrigada

  25. Tenho ceratocone e quase 10 graus de miopia e astigmatismo, esses exercícios me ajudariam um pouco apenas para redução de grau?
    Ou não tem como por conta do ceratocone?
    Muito Obrigado!

  26. Fiz uma cirurgia no olho direto no dia 28 de Julho e o olho ainda está muito vermelho. Já posso realizar os exercícios ou deve aguardar recuperação?

  27. Dotoura bom dia!
    Descobrimos este mês que minha filha de quatro anos está com estrabismo no olho direito e 5 graus de miopia. Gostaria de saber se tem algum profissional em Brasília ?

  28. Eu tenho glaucoma e gostaria de aprender os exercícios.
    Miguel

    Resposta Dra. Tatiana: Enviada por e-mail
    Abraços

  29. alguem ki ta fazendo ese metodo se livrou de oculos ou lentes? eu tenho 3.5 de miopia. e possivel zerar?

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Gelson. Sim é possível diminuir o grau e melhorar a saúde dos seus olhos. Temos muitos depoimentos de melhora. Abraços

  30. Olá Dra. Tatiana quero conhecer mais sobre o método, e quais o sábados de exercícios no parque Vilas Lobo, grata, Edna.

    Resposta Dra. Tatiana:
    Olá Edna, estamos a cada 15 dias no Parque. O próximo encontro será dia 8 de agosto. Abraços

  31. Olá Maria
    Sim, o exercício é feito com os olhos FECHADOS, sempre. No Rio de Janeiro há um grupo na praia do Leme, se não me engano às segundas feiras pela manhâ.
    Grande Abraço

  32. Olá, não ficou muito claro para mim esse exercício ensolar. É para ser feito de olhos fechados?
    Gostaria muito de poder ir em suas atividades no parque, mas moro no Rio de Janeiro. Se por acaso
    vier aqui, não se esqueça de avisar.

    Abraços,
    Maria do Ceu

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *