Respiração! Exercícios e técnicas para respirar melhor

Respiração! Exercícios e técnicas para respirar melhor

Será que eu respiro para viver com saúde, ou somente para sobreviver? A respiração de qualidade tem sua importância ressaltada em várias áreas da saúde. É importantíssimo quando queremos relaxar, melhorar a visão, e aumentar a saúde do corpo como um todo.

Se o padrão de respiração é superficial, a circulação do sangue através do corpo diminui, provocando mãos e pés frios, fadiga, e perda de concentração e clareza visual e mental.

As células do seu corpo sofrerão com a falta de circulação e respiração profunda, pois é assim que o OXIGÊNIO chega a cada uma delas, e todo o material tóxico produzido é eliminado.

Como melhorar a respiração

Em razão disso, trago aqui alguns exercícios para aumentar sua capacidade respiratória e ajudar aqueles que sofrem com problemas nesta função:

  • O stress prolongado reforça padrões de respirações não saudáveis. É comum uma pessoa tensa respirar pela boca. As narinas contêm pelos que filtram o ar, e o muco que o aquecem e umedecem, portanto respire (inspiração e expiração) através do Nariz.
  • Exercícios de respiraçãoA melhor maneira de começar é preparando seu corpo para receber a respiração profunda. Primeiro perceba como você respira: é rápido? É lento? Mais pela barriga, ou pelo peito? É difícil? Massageie toda a região do seu pescoço, face e tronco. Passe as mãos sobre seu peito, e depois sobre seu abdômen na intenção de soltá-los, deixá-los menos tensos, e aumentar sua percepção sobre estas regiões.Respiração com exercícios!
  • Alongue seus músculos respiratórios: Com os dedos entrelaçados estique seus braços acima de sua cabeça, depois de 30 segundos incline os braços estendidos para o lado direito, e depois mais 30 segundos para o lado esquerdo, na intenção de alongar todo o tronco. Deitado, dobre a perna esquerda e deixe a direita estendida no chão. Segure seu joelho dobrado com a mão direita e puxe para cima de sua perna estendida alongando toda a lateral esquerda. Faça o mesmo para o outro lado.
Como melhorar a respiração
  •  Outro alongamento eficaz pode ser feito deitado de barriga para baixo. Coloque as palmas das mãos para baixo, de ambos os lados do tórax, na altura dos ombros, depois vagarosamente, eleve-se até que a porção superior de seu corpo, até a pelve, fique erguida do chão, e seus cotovelos fiquem esticados. Mantenha os ombros baixos e a região peitoral alongada, faça duas respirações profundas, e depois devagar volte para o chão.
Exercícios para melhorar a respiração

Mais técnicas de respiração

  •  Aumente a percepção do seu corpo enquanto respira: Deite-se de barriga para cima e experimente inspirar e expirar o ar somente pela região do peito. Coloque uma mão na região do peito e outra na barriga, e tente deixar o abdômen parado enquanto respira. Repita várias vezes, e agora faça o mesmo com o abdômen, inspire e expire o ar e deixe seu peito imóvel, enchendo e esvaziando somente sua barriga. Repita várias vezes até ter o controle destas duas regiões (peito e barriga).
Técnicas de respiração!
  •  Para aumentar ainda mais sua percepção sobre a respiração peitoral e o abdominal faça o seguinte exercício: Inspire o ar, segure o ar, e alterne o ar dentro do seu tronco, jogando-o para a barriga e para o peito, ou seja, ainda segurando o ar estufe o peito encolhendo a barriga, e alterne com encolher o peito e estufar a barriga, 3 a 4 vezes, e só então solte o ar pelo nariz. Este exercício faz com que você brinque com o ar dentro de você, ora ele está todo concentrado na barriga, ora no peito, alongando estas regiões e deixando você mais consciente delas. Repita várias vezes.
  • Agora sinta sua respiração novamente, e pense em respirar profundo, enchendo e esvaziando o peito e barriga juntos, ou seja, respire pelo tronco todo. Não faça força alguma, deixe o ar entrar naturalmente, e respire lento, bem devagar, demorando para inspirar e para expirar, e o mais completo possível. Repita várias e várias vezes. Inspire devagar contando até 7, e depois solte o ar contando até 10. Sua expiração deve ser mais longa que sua inspiração, criando maior demanda por oxigênio na próxima inspiração. Aumente estes tempos gradativamente ao longo de sua prática.

Sente a respiração mais fácil e natural depois destes exercícios? Tenha paciência, só a prática vai tornar sua respiração mais saudável. Procure se lembrar de respirar profundo a todo o momento, no trabalho, no carro, nas refeições etc. e faça isso sem força, pelo tronco todo, devagar, completo e pelo nariz.

No próximo post ensinarei outros exercícios e dicas sobre os problemas de respiração. Se você possui algum deles pratique os exercícios de hoje com frequência, coloque-os em sua rotina, pois eles são extremamente importantes para o seu caso. Se você não possui problemas respiratórios pratique da mesma forma, prevenindo e promovendo sua saúde como um todo.

Nossa maneira de respirar constitui nosso hábito mais básico, e é-nos difícil acreditar que ele possa ser mudado. A única maneira de conhecer isso é por meio da experiência. Assumir o controle de nossa respiração é uma ideia revolucionária, e que pode produzir, igualmente, mudanças revolucionárias em seu corpo – Meir Schneider

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES e um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

 .

 

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

9 comentários no post “Respiração! Exercícios e técnicas para respirar melhor

  1. Gostei muito das suas colocações e dos exercícios. Tenho DPOC, e várias vezes me vejo respirando pela boca, rapidamente, o que só faz piorar minha situação. Geralmente isso acontece quando estou caminhando na rua. Tenho uma vontade imensa de caminhar e até correr, mas não consigo. Gostaria muito de participar dos exercíciod aos sábados no parque. Vou tentar estar lá. Obrigada.

  2. Obrigada por tantas orientações!

    Aprendi a expirar pela boca e sempre fiz assim. Qual é a diferença de expirar pelo nariz?

    Resposta Dra Tatiana:
    Olá Guida, soltar o ar pelo nariz faz com que você solte o ar mais devagar, e assim tenha mais vontade de inspirar o ar na próxima inspiração, o que aumenta a quantidade de ar e consequentemente de oxigênio inalado. A expiração pela boca pode ser realizada durante um exercício físico, por exemplo, onde a troca gasosa precisa ocorrer mais rapidamente ok? Abraço grande e boa prática.

  3. ESTOU ADORANDO!
    MUTRO OBRIGADA PELO CARINHO E DOAÇÃO.
    BJSSS

    Resposta Dra Tatiana:
    Obrigada Luzia. Mensagens como a sua me motiva e anima a continuar
    bjo grande

  4. Obrigada Dra. Tatiana. Estou feliz com tantas dicas simples e práticas.Bj.

  5. Olá Leila. Fico muito feliz que venha gostando das dicas e aproveitando o conteúdo que disponibilizo. Fico à disposição para o que precisar. Grande Abraço

  6. Estou começando a fazer os exercícios estou gostando muito…tenho certeza quee vou curar meus olhos e td mais..grata por tudo Abraço

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *