Estrabismo e Ambliopia – Exercícios para os Olhos de Crianças

Estrabismo e Ambliopia

Estrabismo e Ambliopia – Exercícios para os Olhos de Crianças

Estrabismo e Ambliopia
Estrabismo e Ambliopia
Em razão do mês das crianças as últimas dicas de saúde visual foram todas voltadas para elas e vamos falar de estrabismo e ambliopia. Salientei o quanto o brincar é importante para dar sentido ao cuidado e exercícios para os olhos, e que as brincadeiras e brinquedos mais simples e genuínos são aqueles que mais fazem bem para elas.

Estrabismo e Ambliopia

A mesma linha de pensamento segue para com as crianças que possuem estrabismo (desvio dos olhos) e, ou ambliopia (olho preguiçoso). Todas as brincadeiras e dicas passadas até agora são interessantes para elas. Entretanto, dê prioridade a massagem e relaxamento, pois nas duas alterações visuais tanto estrabismo com ambiopia o esforço para ver é grande e muito estressante para a criança.
 
A visita ao oftalmologista e ou optometrista é extremamente importante. Por meio da consulta também saberemos qual o olho da criança é mais forte, qual desvia, e para qual direção ele desvia.
Em posse destas informações poderemos trabalhar com a oclusão do olho mais forte e estimulação do olho mais fraco. Quando bebê a oclusão pode ser feita com a mão. Tampe delicadamente o olho mais forte dele e estimule o olho mais fraco mostrando-lhe brinquedos coloridos e brilhantes, que chamem a atenção do olhar.

Estrabismo e Ambliopia – Uso do Tampão

Outra forma famosa de ocluir o olho mais forte é utilizando o tampão. Muitos pais relatam no consultório a dificuldade da criança em acostumar com o uso do tampão. Uma forma de facilitar esta adaptação é incorporar o tampão como um objeto comum na vida da família. Coloque o mesmo também nos bichinhos de pelúcia da casa. Faça desenhos da família com todos utilizando os tampões, assim como o adicione nas fotos dos porta-retratos. Seja criativo no uso da oclusão e de vez em quando, utilize mascaras de super heróis ou óculos coloridos que exerçam a mesma função.
Tampão para Criança
Colocar o tampão também nos brinquedos facilita a adaptação
 
Brincar de pirata usando o tampão
Cole um cartão preto cobrindo o olho mais forte, e brinque com máscaras coloridas e de Súper Heróis. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)
Com o tampão, estimule o alongamento do olho mais fraco na direção oposta a que ele desvia, ou seja, se o olho da criança desvia para dentro, mostre objetos para que ela olhe para fora, e vice-versa. Jogue bola na direção em que você pretende que ela olhe. Segure-a em frente ao espelho e incline-se para que ela olhe na direção que você quer alongar o olho. Depois dos 4 anos você pode mostrar números ou letras para que ela identifique, forme palavras ou faça contas, sempre olhando na direção oposta a que o olho desvia.
As brincadeiras com movimento e bolas são muito indicadas também, com ou sem tampão. Veja os exemplos abaixo:
Brincadeiras em parques ao ar livre são sempre indicadas, com ou sem tampão
Brincar com Bexigas e movimento (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)
Utilizar brinquedos como bolas, corda, cama elástica, bambolê, disco
Ao mesmo tempo que pula corda acrescente jogar bolas (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)
 
Brinquedos que estimulam de mira e foco também são indicados como, acertar argolas, boca do palhaço, boliche, tiro ao alvo.
Acertando a bola na boca do palhaço – estimulando o foco e a noção de distância. (foto tirada durante o grupo de visão especial para crianças Villa Lobos – SP)
Bricar com Vai-e-Vem estimula a movimentação ocular e a mudança de foco.
 
Termino me colocando a disposição para qualquer duvida e orientação. Existem muitos outros jogos e brincadeiras visuais, especificas para estrabismo e ambliopia. Experimente! Esteja aberto para novas possibilidades que complementam a medicina convencional e que podem ajudar muito todas as crianças com ou sem problema visual.
Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua visão e seu corpo com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal).

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:

www.metodoselfhealing.com.br

e-mail suportedratatiana@gmail.com

.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

35 comentários no post “Estrabismo e Ambliopia – Exercícios para os Olhos de Crianças

  1. ola meu nome e daniele, tenho uma filha que foi diagnosticada com olho preguicoso ela tem 6 graus em um olho e 3 graus no outro estou muito assustada o medico disse que provavelmente nao vai conseguir reverter esse quadro fiz o oculos para ela e estou usando o tanpao no olho com 3 graus por 4 horas. minha filha tera que usar oculos sempre? e esse quadro nao vai ser reversivel me ajude por favor.obrigada

  2. Boa tarde, meu nome é Kátia tenho um filho com 1 ano e 10 meses, desde que ele tinha 8 meses faço acompanhamento com a oftalmologista pois já desconfiávamos que ele tinha estrabismo no olho esquerdo o que foi confirmado, e agora ele viu que ele também tem grau no olho esquerdo. por isso ele tem que usar óculos e tampão, gostaria de receber dicas de como ajudar ele na adaptação

  3. Olá gostaria muito de uma ajuda
    Minha filha tem 23 meses e eu reparei que o olhinho dela esquerdo se desvia para fora guando ela fica pensativa as veses mas depôs volta eu morro na Grécia em uma ilha que não tem proficionas especializado nisto eu falei para meu marido procura um ele ficou nervoso dissendo que aqui não tinha
    Estou muito triste e preocupada porfavo me ajude eu posso ajuda minha filhinha de alguma maneira com exercícios eo que devo evita dela ver ela tinha um iPad mas já tem uma semana que escondi dela pôs estou sendo culpada por meu marido por esta situação por favor me ajude o mas rápido possível para que não seja tarde e possa até piora
    Tenho muito medo

  4. Meu filho tem estrabismo nos dois olhos, porem as vezes fica normal e as vezes vira para fora.
    O oftalmo disse para usar o tampão 4 horas por dia em cada olho mas é impossível pois meu filho é bebê ainda, tem 1 ano e seis meses e ele tira o tampão.
    As vezes consigo deixar por meia hora e olhe lá.
    O que posso fazer?

  5. Olá Dra Tatiana! Tenho 43 anos de idade e ha mais ou menos 8 anos notei que estava tendo visão duplicada e que meu ollho esquerdo estava se desviando para perto do nariz quando eu tentava focar algum objeto, esse problema se agravou durante o decorrer desses anos e não teve nenhum notivo para que isso acontecesse. Hoje me incomoda muito tirar fotos ou conversar com as pessoas olhando nos olhos, pois sei da importância do contato visual. Uso óculos que disfarça um pouco, mas o problema ainda me incomoda muito. Penso em fazer cirurgia, porém moro em uma cidade pequena e tenho que me deslocar para uma cidade maior para ver se há essa possibilidade. Gotaria de saber se há exercícios específicos para tentar corrigir esse problema que muito me incomoda.


    Resposta Dra. Tatiana:
    enviada por e-mail

  6. Oi dra! Minha bebê foi diagnosticada com síndrome de siancia estrabismo convergente alternante com quase 6 meses. Passou tampão p usar 2 horas por dia cada dia um olho mas, ela n deixa o tampão já tentei várias vezes quando consigo e é um milagre. E ela já está com quase 10 meses e na época no exame de vista n precisava de grau mandou voltar com 3 meses pra saber ainda n voltei. Estou muito preocupada pq tenho medo de cirurgia p ela, um colega indicou vc, queria muito que minha bebê se curasse. O que devo fazer?
    Agradeço desde já.


    Resposta Dra. Tatiana:
    enviada por e-mail

  7. Olá doutora,meu nome é Antônio José, tenho 43 anos, tenho estrabismo desde pequeno, penso que devido à uma queda,já fiz alguns tratamentos, até tive alguma melhora,mais cura mesmo ainda não, isso sempre me prejudicou muito, pois sou fã de um contato olho no olho, e depois de assistir seus vídeos, acho que surgiu mais uma esperança, estou aguardando uns jogos de vídeo-game que promete curar o estrabismo como o diplopia game,e o dig Rush,mais não se sabe quando estarão disponíveis, então depois de conhecer seu trabalho, ressurgiu essa esperança de poder me curar.

  8. Olá doutora! Meu filho tem estrabismo e usa tampão desde que tinha 1 ano e 8 meses. Levei-o ao oftalmo e foi constatado que o desvio era apenas com o olho esquerdo par dentro.Ele usava o tamão em dias alternados, através do teste realizado pelo oftalmo, ele percebeu que graças a Deus, meu filho enxergava bem dos dois olhos. Depois meu filho passou a usar o tampão dois dias no olho direito e um dia no olho esquerdo.Hoje ele está com 3 anos de idade,graças a Deus ele usa o tampão sem problema, só não gosta quando vai tirar poi sente dor, devido a cola, mas percebi uma grande melhora, às vezes o olho esquerdo está normal e o olho direito está apresentando um pouco de desvio.Nesse caso, usando os exercícios doutora posso ajudar na correção?

  9. Ola,tenho um filho de 9 meses com estrabismo,ja passei no oftalmologista e ele foi encaminhado para o Hospital da Clinicas em Ribeirão Preto até a consulta dele no HC,recomendou o uso do tampão um dia em cada olho,mas o problema é que ele não fica com o tampão se compro um pacote com 20 vai os 20 no dia,e infelizmente não tenho condições de comprar os tampões que ele vai usar,e o estrabismo esta piorando gostaria de saber se tem um tampão que não seja descartavel ou alguma forma dele acostumar.

  10. Olá Dra. Tatiana! Descobri seu trabalho há pouco tempo. Adquiri estrabismo na fase adulta. Na verdade, piorei muito depois que fiz doutorado, pois acredito que o excesso de leitura e uso do computador fez meus olhos piorarem. Passei por 9 médicos que não souberam diagnosticar minha visão dupla. Quando acertei com um médico que descobriu meu estrabismo, fui encaminhada para uma especialista que disse que meu caso não tinha jeito. Parei de dirigir e fazer várias atividades devido a este problema. Uma outra especialista em estrabismo me passou óculos com prisma, mas como já estou num grau avançado, se a doença piorar não terei mais prismas que me atenderão. Portanto gostaria de saber quais exercícios posso fazer para estrabismo na fase adulta? Os médicos me disseram que não corro o risco de perder a visão, como acontece em crianças, mas é muito ruim enxergar duplicado. Agradeço as dicas! Parabéns pelo trabalho! Me enchi de esperança!

  11. dr desculpa por incomodar. descobrir que minha filha de 4 anos e 4 a meses tem hipermetropia de 6 grau no direito e 3 no esquerdo. o 1 médico passou 3.5 grau no direito e 2.25 no esquerdo. o 2 médico passou 3.0 grau no direito e 0.50 no esquerdo e uso do tampão por 40 dias. O que vc me aconselha a fazer. tem chances da visão dela melhorar com o uso do tampão e do oculos. o que vc acha que devo fazer. E nas consultas se haver algo de mais grave no olho vcs conseguem notar ou só com algum exame expecifico.estou em pânico devido ao grau alto. me ajuda por favor.

  12. oi bm dia dr. Sou estrabica do olho esquerdo para dentro nunca fiz tratamento hoje tenho dois filhos um de 3 e outro de 11 meses o mais novo aos 3 meses percebi que ele tinha o olho torto para dentro quanto o meus estou em panico pois sofri e sofro muito cm isso a sensassao de n poder olhar nos olhos da pessoa ou ficar posicionando o olho bm p nao perceberem e horrivel n quero que meu filho sofra iso por isso decidi por conta propria uso do tampao dele pois ate hj ninguem da minha cidade e especifico nesse assunto e n tenho condicao de fazer uma consultar particular por favor mi ajude entre em contato cmgooo bjos…413391348240

  13. Boa noite Dra Tatiana, você é mais um anjo que o Criador selecionou com todo o carinho para abrir as mentes cegas, e no seu caso os olhos cegos literalmente das pessoas que desejarem. Eu e minha família nos sentimos gratos por sua vida e por ter essa força e alegria de levar conhecimento para as pessoas. Estamos amando fazer os exercícios, eu particularmente sinto meus olhos muito mais lubrificados que antes e as cores estão mais nítidas e estou fazendo apenas ha dois dias.
    Lançamos um desafio a nos mesmos de melhorar naturalmente com a sua ajuda. Meu esposo tem 36 anos e tem ceratocone + retinose pigmentar, minha filha tem 6 anos e tem 4 graus de hipermetropia e astigmatismo, eu tenho 33 anos e um estrabismo de pressão desde os 7 anos nunca tratado, afeta mais o olho direito, mas o esquerdo vai pra fora também quando tento usar o olho direito.Estou fazendo todos os exercícios embora no meu caso percebi que é mais o uso de tampão mesmo, não uso óculos, enxergo bem, mas sinto uma dificuldade no momento de focar um objeto. Meu cérebro desliga o olho direito então eu bato nas portas, caio e me machuco, não tenho muito reflexo do lado direito para dirigir. Me formo em psicologia no próximo ano, e nesse semestre começo com atendimento clinico na faculdade e penso seriamente em operar já que a aparência me atrapalha para conseguir emprego e não sei se passo confiança para as pessoas, pois elas me acham um tanto estranha rsrs. Mas enfim, o método é lógico não se trata de milagres, mas quero saber com verdade se no meu caso é possível melhorar essa mobilidade e aparência sem apelar para o bisturi?
    Um grande abraço!
    Minha Gratidão

  14. minha filha de tres anos tem estrabismo ambliopia nao quer usar o tampao nos olhos

  15. Oii minha filha tem estrabismo, usa tampão desde os 6 meses, agora ela está com 1e 6 meses a medica falou pra tampa cada dia um olho, ta sendo muito difícil ela se acostumar, ela fica tirando o tampão. Mais tenho dúvida porq ñ pode deixar assistir televisão ela gosta muito de assistir desenho, me responda por gentileza!!!

  16. Descobri há duas semanas k minha filha de doze anos tem ambliopia,queria saber o que eu devo fazer, pq o oftalmologista dela disse que ñ tem mais o que fazer.

  17. Boa tarde, Dra.

    Meu filho hoje esta com 2 anos e 8 meses, desde 9 meses percebemos que as vezes ele ficava com olho esquerdo torto foi diagnosticado estrabismo, levei no oftalmo qual passou uso de tampão usei por bom período isso quando deixava usar, hoje ele esta usando óculos pois não corrigiu, foi passado uso do mesmo com grau ( – 3 em cada lente), Dra. como fez exame não foi diagnosticado nenhum outro probleminha no olho como miopia etc…., apenas estrabismo pra fora e são em alguns momentos apenas quando ele fica torto, agora temos que usar óculos e tampão no olho direito pra forçar esquerdo, meu medo é causar outro problema em função do grau nos dois olhinhos isso e possível?? esta usando óculos o dia inteiro, o que faço Dra?

    agradeço orientação

  18. Bom dia ,meu filho desde 1ano de idade usa óculos e tampão ele tem estrabismo e ambliopia hoje esta melhor mais ainda tem estrabismo agora com 7anos a medica ofal encaminho para a cirurgia ele só ia poder fazer a cirurgia se olho fraco estive bom .agora vai fazer a cirurgia ,queria saber se com a cirurgia isso tudo vai melhorar se meu filho não vai ficar mais estrábico e se ele vai ter que usar o óculos por muito tempo

  19. Olá, meu filho de 6 anos e 9 mesesf oi diagnosticado com ambliopia e micro estrabismo, há um mês esta usando tampão por 8 horas e fazendo e fazendo exercícios visuais pelo computador, uma estimulação com letras e fundos com cores diferentes em formas de slides
    Moro em Taubaté, sou psicóloga e gostaria muito de desenvolver um trabalhode de estimulação com crianças ao ar llivre.
    Vc tem sugestão de algum material, ou exercícios para que eu possa fazer?
    Obrigada.

  20. Olá, meu filho de 6 anos e 9 mesesfoi diagnosticado com ambliopia e micro estrabismo, há um mês esta usando tampão por 8 horas e fazendo e fazendo exercícios visuais pelo computador, uma estimulação com letras e fundos com cores diferentes em formas de slides.
    Moro em Taubaté, sou psicóloga e gostaria muito de desenvolver um trabalhode de estimulação com crianças ao ar llivre.
    Vc tem sugestão de algum material, ou exercícios para que eu possa fazer?
    Obrigada.

  21. Ola minha filha tem 4 anos e a 2 meses foi diagnosticada com estrabismo no olho esquerdo.. Porem para minha surpresa tambem descobri que ela tem hipermetropia com grau elevado ( 8,25 do lado direito e 9,25 do lado esquerdo) mas ela nunca me reclamou de nada e na escola faz todas as atividades normalmente.. A oftalmologista disse que ela tem que usar o tampão da hora que acorda ate na hora que vai durmir… Esta sendo complicado pq o tampão machuca na hora de tirar por conta da cola.. Tem outro método que eu posso usar alem do tampão com cola???

  22. Bom dia Dra. Tatiana.
    Meu filho tem 04 anos e 08 meses e foi diagnosticado há 01 ano com ambliopia com cerca de 6 graus no olho esquerdo. A atual oftalmo dele prescreveu tampão o dia todo e só tirar uma hora antes do soninho, por 30 dias. Os óculos foram receitados de 5,50 (esquerdo) e 0,5 (direito). Estou muito aflita pois fico preocupada com os olhinhos tampados todo esse tempo (cerca de 10 a 12 horas/dia) se não prejudica alguma coisa……. abraço.

    Resposta Dra. Tatiana:
    enviada por e-mail

  23. meu filho tem 6 meses e já vai completar 7 meses,esta fazendo tratamento de 1 mes com tampao no olho esquerdo.que o problema é no direito.minha duvida é?se tem algum horario p/ colocar o tampao?

    Resposta Dra Tatiana:
    Olá Fabrícia. O melhor horário é aquele onde ele faz atividades mais livres, um passeio, brincadeiras grandes, com brinquedos bem coloridos, para então estimular o olho mais fraco. Não coloque o tampão se ele estiver vendo algo na televisão ou celular ok? Se possível evite ao máximo este tipo de atividade, com ou sem tampão.
    Mas o mais recomendo é a estimulação visual para ele, massagens, relaxamento dos olhinhos. Você já viu os artigos que escrevi sobre isso?
    Trago aqui os links:
    http://www.metodoselfhealing.com.br/exercicios-self-healing-para-criancas/
    http://www.metodoselfhealing.com.br/exercicios-para-os-olhos-das-criancas/
    http://www.metodoselfhealing.com.br/estrabismo-e-ambliopia/
    http://www.metodoselfhealing.com.br/hipermetropia-miopia/

    Abraço e fico À disposição

  24. Olá
    Há muito o que ser feito pelos olhinhos de sua filha com Síndrome de Duane, não fique aflita.
    Siga os exemplos deste artigo. Nele eu coloco muitas brincadeiras que você pode praticar com ela.
    Se ficar com alguma dúvida ou quiser uma orientação mais específica me procure por e-mail :
    dratatianagebrael@gmail.com
    Abraços

  25. Ola, sou mae de uma linda menina de 3 anos que nasceu com síndrome de duane, ate hoje ela não fazia nenhum tratamento, pois os dois olhos estavam se desenvolvendo igualmente. Pois o único movimento que o olho esquerdo náo faz e olhar pra o lado esquerdo, o resto ele acompanha tudo. Agora vimos que o esquerdo, esta ficando preguiçoso, então ela usa o tampão 4 horas por dia. Tem alguma recomendação especial para o caso dela. Queria estimula- lá a sempre virar a cabeca para o lado esquerdo, pois assim tem o foco com os dois olhinhos quando olhar para esta direção. Grata e aflita!

  26. Olá Maria
    Os exercícios visuais são muito recomendados para o caso de sua filha e eles apresentam muitos resultados positivos. Vejo melhoras todos os dias tanto aqui no consultório em São Paulo, quando nos cursos onlines.
    Recomendo que inicie com ela uma rotina de exercícios visuais:
    Você pode fazer isso gratuitamente lendo minhas postagens aqui no site, ou frequentando o grupo que ministro no Parque Villa Lobos, 2 sábados por mês.
    Outra forma é recebendo uma orientação e acompanhamento. Faço este trabalho aqui no consultório (11) 2619-9245, ou pela internet para quem é de fora de São Paulo.
    Fico à disposição então ok? Vamos nos falando
    Abraços

  27. MINHA FILHA TEM 6 MESES E TEM UM POUCO DE ESTRABISMO O QUE DEVO FAZER?

  28. ola!tenho estrabismo,hora em um hora em outro,porém ja fiz uma cirurgia,mas diminuiu um pouco,mas nao tudo,e tenho muitas dores de cabeça,e agora a visao embaça um pouco,o que devo fazer?

  29. Boa noite!

    Me operei de estrabismo aos 5 anos de idade. Hoje tenho 35 anos e o resultado da cirurgia foi muito satisfatório, contudo, ainda percebo um pouco de estrabismo em mim. Algo quase imperceptível e que não incomoda. No entanto, descobri há alguns anos que sou incapaz de ver o efeito de filmes 3D por conta desse meu pequeno desvio. Em suma, meu olho direito sempre está no comando, enquanto o esquerdo olha para o vazio. Como para ver filmes 3D, é necessária uma visão binocular, eu me vejo incapacitado de ver tais filmes. Até assisto, mas não vejo efeito algum.

    Pode parecer que estou “reclamando de barriga cheia”, por estar preocupado com algo assim tão supérfluo, mas, quero ressaltar que, quando eu tinha uns 15 anos de idade, passou pela minha cidade uma sessão de cinema 3D (desses mesmos que tem aos montes por aí nas salas de cinema) só que naquela época era algo realmente novo e nem se pensava em usar aquilo de forma comercial. Naquela época eu lembro que consegui ver todos os efeitos do filme e, claro, achei fantástico…

    Anos mais tarde, em 2010, fui assistir minha primeira sessão de cinema 3D depois de ter visto pela primeira vez há muitos anos. Só que fiquei muito frustrado por não ter visto nada. Fui a um ortóptico que constatou que eu tinha um olho preguiçoso, o esquerdo, mas este (como é de se imaginar) disse para eu desencanar disso, já que enxergo bem. Imagino que minha profissão (programador) tenha, de algum modo afetado minha visão, já que passo muito tempo no computador.

    Hoje pensei que poderia haver algum tipo de exercício, usando um tampão no olho dominante, de forma a condicionar meu olho fraco a olhar junto com o olho forte, e não para o vazio.

    Usando tampão, e considerando minha idade, ainda há salvação?? 🙂

    Resposta Dra. Tatiana: Olá Derek
    Sim, há muito o que ser feito, e realmente a perda da visão esteroscópica (3D) não é um simples detalhe, ela é muito importante para o nosso dia-dia… O tampão ajuda, mas você precisa aprender outros exercícios que integrem os dois olhos e estimulem a trabalhar juntos.. Peço que me envie um e-mail dratatianagebrael@gmail.com que podemos te fornecer mais detalhes sobre estes exercícios e orientar sua prática. GRANDE ABRAÇO

  30. Dra Tatiana. Minha filha foi diagnosticada com ambliopia com 4 anos com 1,75 no olho direito e fiquei chateada pq levei ela com 2 anos ao oftalmo e sempre reclamei ao pediatra que o olho lacrimejava muito e falavam que era normal e não diagnosticaram. Perdi dois anos importantes de tratamento. E a escola tmb teria sido fundamental nesse processo de orientação da importância da consulta ao oftalmo até os três anos e que a má visão pode ser revertida até os sete anos principalmente. Mas eles nem sequer sabiam e colocaram como esta uma obrigação quase que exclusiva do pediatra e da família. Mas pediram para passar indicação pensando em palestra na escola. Você faz palestras em escolas?

  31. Olá Dea silva
    A estimulação visual pode ajudar muito seu filho. Ele faz algum tipo de tratamento desta natureza?
    A oclusão ajuda, mas existem outros exercícios e estimulações que podemos fazer com ele também.
    Peço para entrar em contato pelo e-mail dratatianagebrael@gmail.com para receber mais informações. Fique tranquila, vai dar tudo certo.
    Abraços

  32. Meu filho tem 10 meses e tem extrabismo os olhos �� desvia para dentro..o medico passou o tampao durante 6 meses ja faz 4 meses q ele usa mais ainda não vir um resultado positivo não….tem cura ???? A cirurgia quando pode ser feita ???? Fico desesperada ao ver ele assim..

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *