Dores nas Costas – Tratamento e Prevenção de PROBLEMAS NA COLUNA

Dores nas Costas

Dores nas Costas – Tratamento e Prevenção de PROBLEMAS NA COLUNA

Nesta sexta feira, dia 1 de fevereiro de 2013, foi ao ar uma reportagem especial no programa Globo Repórter da Rede Globo sobre a saúde da coluna e o que as pessoas podem fazer para melhorá-la. Um dos quadros do programa abordou o método Self-Healing e os movimentos de auto-cura com as colegas instrutoras do método Beatriz Nascimento e Marcia Mackenzie.Ao final deste post coloco os links para você assistir o programa na íntegra.
Em nosso grupo gratuito de prática, no parque Villa Lobos, nestas semanas seguintes, além dos exercícios visuais, aproveitaremos para praticar também os exercícios para a coluna. Participem!!
Dicas para ter uma boa saúde visual e corporal – Terapeuta Tatiana Reis Gebrael

Dores nas Costas Quase todo mundo tem.

Dores e problemas na coluna atingem grande parte da população mundial. Acreditamos que uma boa porcentagem destas pessoas sofre desnecessariamente de problemas que poderiam ser prevenidos ou aliviados.
Dores nas Costas
Dores nas Costas
O método Self-Healing de Meir Schneider ou Autocura atua na prevenção e tratamento destes problemas por meio do movimento, massagens, e exercícios simples que aliviam as dores, aumentam a consciência corporal e a mobilidade da coluna.
Se suas costas, fracas e tensas, são usadas de maneira incorreta, com toda a probabilidade você vai acabar desenvolvendo lesões nelas, seja uma pessoa ativa ou sedentária.
Acreditamos que o movimento é a chave para uma coluna vertebral saudável, pois ele aumenta a circulação sanguínea, o suprimento de oxigênio para as células, melhora a elasticidade muscular (a capacidade de mudar da contração para o relaxamento), impedindo a rigidez e diminuindo as dores.
Entretanto, é muito importante COMO fazer o movimento. Você necessita tornar-se mais consciente de suas costas, aprender a utilizar partes pouco usadas e relaxar aquelas onde há tensão.

Em meu consultório tenho experiência com os mais diversos problemas de coluna, e todos com resultados muito positivos, quando incorporados e praticados os exercícios e técnicas do método Self-Healing na rotina e durante as sessões de tratamento.

Dra Tatiana durante uma sessão de tratamento para um paciente com problemas na coluna

Dores nas Costas – Como Self Healing Trata 

Aqui trago alguns exemplos de exercícios utilizados, e que você pode praticar em casa:
·  Um movimento inusitado que utilizamos muito em nossos programas de tratamento é o ANDAR DE COSTAS. Andar para trás pode parecer estranho, mas é um meio muito eficaz de trabalhar partes das costas pouco utilizadas e fracas, pois a vida toda somente usamos e sobrecarregamos os músculos responsáveis por nos fazer andar para frente. Aproveite e caminhe ao ar livre, e em um ambiente seguro, de costas, soltando os braços e respirando profundo, apoiando primeiro a ponta e depois o calcanhar de cada pé. Se for muito difícil começe devagar, explorando aos poucos o movimento, de maneira suave e sem pressa.
 
·  A maneira como sentamos e levantamos da cadeira também influencia na saúde de nossa coluna. Primeiro pratique o exercício de sentar e levantar usando os músculos da perna já postado por mim anteriormente no blog, veja neste link: (Clique Aqui) 
Agora que você já praticou o exercício acima, ainda utilizando uma cadeira, sente-se, com os pés apoiados no chão e separados na largura do seu quadril. Incline-se para frente, levando suas mãos na direção de seus pés, até seu peito apoiar-se sobre as suas coxas.
Agora, estique as pernas ao se levantar da cadeira, deixando o tronco ainda para frente, ou seja, somente suas pernas farão o movimento de esticar, e você continua dobrado para frente, com as mãos indo em direção aos pés. Depois que suas pernas ficarem esticadas, desencurve as costas aos poucos, vértebra por vértebra, desenrolando o tronco e ficando em pé. Repita várias vezes este movimento.
 
Os exercícios com a cadeira ajudarão você a ter consciência de usar as pernas e não sobrecarregar as costas para sentar e levantar.
·                      Experimente também o exercício de coordenação motoraque ajuda a alongar e soltar os músculos das costas como o que descrevi no link (Clique Aqui)  
·                       Para soltar a coluna cervical (parte superior das costas) faça o exercício de soltura para o pescoço, como já mencionei muito aqui nas dicas. Ele pode ser acessado no link: (Clique Aqui) 
Existem muitos outros exercícios e técnicas de massagem utilizados pelo método, estes foram somente alguns exemplos do que utilizamos nas sessões no consultório e nos grupos de prática.
Caso tenha alguma dúvida sobre o seu problema em específico, ou sobre como funciona o tratamento e as sessões individuais entre em contato, estou à disposição para ajudá-los a ter uma coluna saudável e uma vida sem dores e limitações.
Quer saber mais?
Venha participar e aprender como melhorar sua saúde visual e corporal com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
2 sábados por mês, das 09:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:

www.metodoselfhealing.com.br

e-mail suportedratatiana@gmail.com

.

LINKS PARA ASSISTIR O PROGRAMA NA ÍNTEGRA:

 Entrevista com terapeuta icupacional sem cortes sobre o método de autocura:

 

.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

5 comentários no post “Dores nas Costas – Tratamento e Prevenção de PROBLEMAS NA COLUNA

  1. Dra Tatiana, acompanho seu trabalho maravilhoso e tento fazer alguns dos exercícios mas não com a frequência desejada.
    Tenho 67 anos. Agora apareceu no meu olho esquerdo uma pele, no canto externo da córnea. Fui a uma consulta com oftalmologista e parece que é pterígio. A médica me indicou um especialista em córneas pra avaliar se precisa fazer uma raspagem para biópsia. Confesso que estou bem assustada. Existe algum exercício que possa ajudar? Desde ja agradeço a sua ajuda. Um beijo. Beatriz

  2. Dr. Tática
    Tenho 2 hérnias na Cervical, causando fortes dores no ombro e braço direito, fui diagnosticado para cirurgia, mas gostaria de tentar um método alternativo.
    Poderia me orientar alguns exercícios?
    Li o livro do Neil e fiquei impressionado com os resultados.

    Desde já agradeço

    Sérgio

  3. Estou gostando muito dos exercícios enviados por você. Porém, alguns links de exercíos para problemas de coluna não estão disponíveis.
    Um abraço

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *