Dominante! Você sabe qual é o seu olho mais forte?

sergey_art_1

A maioria de nós possui diferença na capacidade visual dos dois olhos, ou seja, um enxerga melhor e participa mais da visão do que o outro. Esse olho mais participativo é o que chamamos de dominante.

Já enviei muitas dicas sobre como podemos equilibrar o uso dos dois olhos, e como isso é importante para nosso sistema visual funcionar melhor.

Pois bem, como podemos descobrir qual olho é mais fraco e qual é o mais forte, ou seja, o dominante?

O que é dominante?

Dominante é o olho que “governa” sua visão. É aquela vista que tem maior participação nas imagens que são formadas em seu cérebro. Por isso, ela é chamada de dominante.

Como descobrir a dominante?

É claro que você pode descobrir indo ao oftalmologista, e assim obtendo uma informação mais precisa sobre seus olhos, entretanto, ensino aqui uma maneira fácil e prática de descobrirmos qual olho é mais forte para longe, ou seja, dominante para visão a distancia.

Com as duas mãos faça o formato de um triangulo, ou seja, encoste as duas mãos formando um buraco no formato de um triangulo. Posicione o triangulo cerca de 30 centímetros de seu rosto, no centro, entre os dois olhos. Com os dois olhos abertos mire em algum objeto longe, através do triangulo. Por exemplo, mire uma árvore em um pátio, ou uma placa em uma rua.

Agora feche seu olho direito e olhe somente com o esquerdo, mantendo as mãos na mesma posição. Abra o direito agora e feche o esquerdo. Perceba se o objeto em algum momento se desloca do centro do triangulo. A visão do objeto no centro do triangulo é a visão de seu olho dominante.

Por exemplo, se com o olho direito aberto o objeto está no centro do triangulo, e quando você fecha o olho direito e olha com o esquerdo, o objeto se desloca do centro, então seu olho dominante é o direito.

Olho dominante.
Olho não dominante. Objeto se deslocou do centro.

Se fazendo o teste, o objeto se desloca na visão dos dois olhos, ou seja, quando você fecha o direito ele se desloca, e quando fecha o esquerdo também, seu olho dominante é aquele que o objeto se deslocou menos do centro.

Muitos de vocês já devem saber qual o olho mais forte para longe, porém quando a diferença não é tão grande este teste simples pode ajudar a descobrir.

E porque é interessante saber qual o seu olho mais forte? Existem muitos exercícios e técnicas que podemos utilizar para tentar igualar a visão dos dois olhos, e para isso você precisa ter consciência de qual olho participa mais de sua visão e que domina todo esse processo.

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
 
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

2 comentários no post “Dominante! Você sabe qual é o seu olho mais forte?

  1. No meu caso como fica? Fiz cirurgia de catarata, o esquerdo ficou com lente para longe e o direito deveria ter ficado para perto, entretanto o cirurgião colocou somente um grau e não ficou legal, e não atende muito bem para perto. Tanto que alguns casos devo usar óculos para perto e além de tudo agora a visão está variando em graus astigmatismo….Apesar de tudo, fazendo seus exercícios percebi que a visão periférica existe. Uma confusão danada, não é? Pena não a ter conhecido antes, mas com essa experiência tenho contribuído e impedido que outras pessoas caiam nessa cirurgia. Há oftalmologistas que indicam a cirurgia tão somente pelo fato da pessoa ter idade avançada ou entrando nela. Um abraço e obrigada.

  2. meu problema maior é com o olho direito, é bastante fosca a visão, tem uma diferença enorme. Dra: Taiana depois que comecei praticar os exercicios estou me sentindo muito bem, aqui já da para comemorar, se vier mais alguns beneficio ficarei muito grato, só com esta vitória estou dando um baile no óculos.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *