Colírios Lubrificantes: Entenda Porque Você NÃO Deveria Usar

Colírios Lubrificantes

Muitas pessoas recorrem aos colírios lubrificantes quando sentem os olhos secos. Porém, o uso desse produto pode ser mais prejudicial que benéfico. Isso porque ele trata o problema só na hora, fazendo você se esquecer de entender a causa do olho seco.

Colírios lubrificantes: por que usam?

Quem possui olho seco, irritado ou alguma síndrome que resseca a visão acaba recorrendo aos colírios lubrificantes. Porém, nem sempre o olho seco está ligado a alguma doença ou problema de saúde. Muitas vezes são os maus hábitos visuais que trazem esse tipo de consequência.

É provável que o olho seco seja resultado de alguma tensão. Pense no seu dia-a-dia: quanto tempo você usa o computador? Quanto tempo você fica em frente ao celular? Quantas horas por dia você trabalha no ar condicionado? Você aperta muito os olhos quando está lendo alguma coisa?

As condições que você usa os olhos interferem muito no olho seco. E geralmente as pessoas recorrem aos colírios lubrificantes para melhorar essa sensação. Fazendo isso, não cuidamos da causa do problema. O produto vem como agente externo para esconder o sintoma do olho seco e não para resolver o que, de fato, faz o olho ressecar.

Mas além disso ainda existe um outro PERIGO…

 

Colírio hidratante e lubrificante prejudicam a visão

Nossos olhos possuem um sistema próprio e natural de lubrificação. Ele funciona muito bem, produzindo e escoando as lágrimas. É esse sistema que causa a sensação de olho úmido e fresco. A lágrima natural espalha anticorpos, levando saúde e minerais para nossa visão. Isso é importante para a proteção e vitalidade para nossos olhos.

Colírios Lubrificantes: As lágrimas são lubrificantes naturais

Quando você aplica colírios lubrificantes nos olhos, eles podem entendem que não precisam produzir tanta lágrima nem trabalhar o sistema de produção na máxima potência. Mesmo colírios sem substâncias quimicas fazem isso.

Ao recorrer para um método externo de lubrificação para os olhos, você cria um ciclo vicioso. Dessa forma, vai achar que sempre precisa dos colírios lubrificantes e até imaginar que seus olhos pedem por eles.

Uma forma de se livrar dessa dependência é relaxar os olhos. Aproveite para praticar exercícios visuais, usar compressas e descansar entre o uso do computador. Sentiu o olho seco? Procure primeiro entender o motivo.

Outra dica é beber mais água e praticar exercícios de relaxamento. Se você já possui um olho muito seco por conta de alguma síndrome, vá adicionando os exercícios aos poucos em sua rotina.

Pratique exercícios de relaxamento para diminuir o uso dos colírios lubrificantes

Quando não houver necessidade de usar colírios lubrificantes, não use. Você pode achar que está utilizando para prevenir mas, na verdade, está mascarando o sintoma. Ao adicionar os exercícios visuais à sua rotina, ainda pode diminuir a dependência dos colírios. Se você utilizava 9 vezes por dia, vai perceber que a necessidade irá diminuir para 5, por exemplo.

É importante, também, se atentar aos colírios clareadores, que restringem a circulação no local. Eles são vasoconstritores, ou seja, induzem a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. Porém esse efeito não se restringe apenas ao olho. Eles entram, inclusive, na circulação sanguínea, podendo trazer problemas de saúde corporais.

Lubrificante oftalmológico: qual usar?

IMPORTANTE: Não estamos falando aqui dos colírios medicamentosos e muito menos dos colírios  indicados para tratar o glaucoma ok?. Os exercícios visuais podem beneficiar quem possui a doença, mas o produto só pode ser retirado do tratamento com a autorização do se médico oftalmologista.

É importante entender que os colírios lubrificantes são aqueles usados para “umidificar” os olhos quando sentimos que estão secos. Esses usados para tratamento de glaucoma, por exemplo, têm outra função. Quem possui a doença pode se livrar deles fazendo os exercícios visuais, mas é importante ter acompanhamento médico para isso. Visitar o oftalmologista é sempre importante e recomendado.

Quer saber mais sobre saúde natural dos olhos?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

5 comentários no post “Colírios Lubrificantes: Entenda Porque Você NÃO Deveria Usar

  1. Bom dia Dra, estou tentando entrar na área vip e não consigo, na verdade preciso de muitas coisas, tenho olho seco, mosca volante, miopia e uma flutuação muito grande nos olhos ou seja graus diferentes pela manhã o grau de perto vejo para longe e não consigo ler para perto logo depois volta ao normal, a tarde a miopia aumenta
    Ateciosamente,
    João Soares

  2. Dr Tatiana estou com 3 dias que comecei a fazer seus exercicios estou confiante que irei me livra da cirurgiar de glaucoma. Estou gostando muito des estar fazendo os exercicios.
    Pena que nao dedcobri antes.

  3. Dra Tatiana
    Boa tarde
    Á 03 anos fiz cirurgia de catarata no olho dereito. Após 09 ou 10 meses houve descolamento de retina.
    Fiz 03 cirurgias de descolamento e só recuperei 4% de visão. Tem recuperação dra? Por favor me aju
    de.Deixo aqui, meus agradecimentos e minha admiração pela sra. Deus lhe abençoe.

  4. Estou praticando os exercícios e tenho percebido melhoras.

  5. Obrigada Tatiana pela sua disposição de nós ajudar. Jeová te abençoe. Bjos

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *