Aprender a ler! Melhore sua visão durante a leitura

Aprender a ler! Melhore sua visão durante a leitura

Você sabia que existem exercícios para você aprender a ler melhor? Esse tipo de atividade é ótima para melhorar sua visão durante a leitura, principalmente se seus olhos ficam muito cansados depois de ler algum livro. É comum que, com o passar do tempo, nossa visão fique prejudicada por conta dos maus hábitos que temos no dia-a-dia. E eles continuam, mesmo com o uso dos óculos. Por isso, é importante que você não só procure tratamento no oftalmologista como, também, invista em práticas naturais para ajudar e melhorar sua visão.

Os exercícios para aprender a ler melhor são simples e podem ser feitos no dia-a-dia, até mesmo enquanto você está lendo um livro ou página avulsa. Eles são totalmente naturais e vão estimular seus olhos sem prejudicá-los. É importante que você faça todos eles sem óculos, assim o estímulo será focado na sua própria capacidade visual. Essas atividades para aprender a ler são benéficas tanto para seu foco de perto quanto para longe. Elas aguçam a saúde e foco dos olhos, não tem contraindicação e muito menos efeito colateral. Vamos praticar?

Como aprender a ler melhor usando livro de cabeça para baixo!

O primeiro exercício para aprender a ler sem prejudicar seus olhos requer um livro ou página avulsa com letras. Deixe o livro ou folha a mais ou menos um palmo de distância dos olhos, cerca de 20 a 30 centímetros. Tire seus óculos ou lentes de contato e vire o livro ou página de cabeça para baixo. Pode até colocar mais perto ou mais longe se necessário, mas não muito. A distância precisa ser média.

O exercício para aprender a ler consiste em olhar o livro de cabeça para baixo. Vá piscando, percorrendo as letras e formando as palavras. Tente entender o que está lendo, a nitidez de cada letra e, quando acabar a frase, vá para a próxima. Com o livro de ponta cabeça, você precisa percorrer com os olhos letra por letra, caso contrário não consegue formar a palavra. E aí está o exercício!

Para aprender a ler sem prejudicar os olhos, o exercício estimula a mácula, que é responsável pela visão dos detalhes. Ao ver letra por letra, você passa a estimular essa região tão importante da retina dos seus olhos.

Depois vire o livro na posição normal e você vai perceber que a tendência de ler cada letra de uma vez continua, mesmo depois de você terminar o exercício. Essa atividade ajuda a melhorar o foco dos seus olhos, ou seja, deixar a leitura mais nítida.

Quando estiver lendo alguma coisa, faça isso: vire de ponta cabeça de tempos em tempos. Ao fazer essa atividade, nós até piscamos e respiramos mais, fazendo a leitura se tornar mais relaxada e sem prejudicar os olhos. É importante que você não force a visão no exercício ok?

Como aprender ler os detalhes

O próximo exercício que vai ajudar você a aprender a ler sem prejudicar a visão pode ser feito com a palma da mão, livro ou página. Aproxime um deles (folha, livro, ou palma da mão) aos olhos, encostando no nariz mesmo.

No caso da folha, tente ler as letras sem forçar os olhos. Já no caso da palma da mão, vá percebendo os mínimos detalhes da peleleitura encostada nariz, mesmo sendo bem de pertinho.

Você pode sentir uma pequena pressão no centro da testa quando tentar aprender a ler tão perto. A letra pode ficar embaçada mesmo, mas percorra uma por uma, mude o livro de lugar, vá para outra palavra… Depois volte a página, livro ou sua mão para a posição normal, afastando, e perceba como ficou seu foco.

 

Se você tem vista cansada / Presbiopia ou Hipermetropia, esse exercício é fantástico. Muitas pessoas sentem diferença na hora: ao voltar a folha ou mão para a posição normal, elas sentem que a visão está mais nítida.

Essa atividade para aprender a ler trabalha a convergência (O popular ficar VESGO). Nós convergimos os olhos, então trabalhamos não só a musculatura ao redor deles como também o cristalino (lente interna dos olhos, responsável pelo seu foco). Essa lente, depois de contrair olhando bem pertinho, volta mais flexível e mais potente para o foco na distância normal.

Vale repetir o exercício depois e é muito importante fazê-lo sem óculos ou lentes de contato para estimular a convergência natural.

Mesmo quem não possua o cristalino por conta da cirurgia de catarata também pode praticar. Você pode fazer esse exercício para aprender a ler com mais nitidez. Como ele trabalha a musculatura externa dos olhos e o foco para perto, se torna essencial nos casos dos pessoas que passaram por essa operação. Isso porque, na cirurgia, é implantada a lente intraocular, que na maioria das vezes faz enxergar melhor de longe e torna difícil ver de perto. É por isso que essa atividade é tão boa para ajudar quem já passou por esse tipo de procedimento a aprender a ler coisas próximas.

O exercício não só ajuda a aprender a ler sem prejudicar os olhos como, também, prevenir que você perca a capacidade de leitura com o passar dos anos. Ambas atividades são ótimas para estimular a visão de perto e de longe. Elas melhoram a visão por ativar o foco e alongar e contrair o cristalino (lente natural do olho). É importante ressaltar que você não deve abandonar as consultas no oftalmologista. Os exercícios naturais devem ser aliados ao seu tratamento convencional.

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

11 comentários no post “Aprender a ler! Melhore sua visão durante a leitura

  1. quero fazer esse tratamento, detesto usar óculos.
    como farei, pois deletei o cadastro por descuido

  2. olá ! boa note , estou fazendo esses e outros exercícios tambem, tenho tido uma melhora considerável ja passei por dois oftalmologistas sendo um especialista em cornea, por causa de um acidente que sofri ! ficou uma pequena cicatriz no meu olho esquerdo que não quer sair, então estou tentando com exercícios por que os doutores não conseguiram remove-la ! tem dias que fico desanimado ,meu olho fica irritado ! mas não vou desistir, se tiver uma dica pra remover a cicatriz por favor me fale ! no mais obrigado ! um abraço fiquem com DEUS !

  3. Partir de quantos dias posso fazer este exercício após a operação de cataratas?

  4. Olá! Sou Márcia Duarte
    Tive descolamento de vítreo. E estou fazendo os exercícios sugeridos ara o caso. Alguns deles, porque ainda não sei todos. Hoje aprendi a fazer o ensolar. Estou em Lima, no Peru. É isso me deixou muito preocupada. Pois só irei voltar ao Brasil, no dia 25/08. Onde tenho acompanhamento com um retinologo, pois tive toxoplasmose na vista em março deste ano. Estou usando um colírio que a oftalmologista daqui me passou e fazendo alguns dos exercícios: relaxamento, palming, compressa, acompanhamento das moscas volantes e hj introduzi o insolar. Ainda não obtive melhora no tamanho das nuvens que se formaram no meu olho direito, mas estou mais calma e confiante de que tudo vai melhorar. Gostaria de ter um contato maior com a Dra Tatiana, mas ainda não consegui entrar para a comunidade. A internet aqui é muito ruim. Senti necessidade de colocar o meu caso, pois passei por momentos de muita aflição aqui com esse problema. Grata!!!

  5. fiz cirugia de glaucoma e estou com inflamação dentro do olho que não quer ceder, estou usando medicamentos inclusive corticoide,voce pode indicar um execicio para ajudar no tratamento, ou me dar uma orientação o que posso fazer.

  6. Neste exercício senti dor nos olhos. Fiz duas tentativas e o problema se repetiu.

  7. Ola Dr tenho pterigio nos dois olhos no direito da para ver a olho nu no esquerdo só com exame.
    Ha algum casa de reversão natural? Teria como fazer uma consulta online.
    Quanto seria esse curso se é que nome correto seria esse, estou cansado de tanta irritabilidade nos olhos

  8. Boa noite, dra Tatiana!
    Também não consegui ler ao fazer os exercícios para leitura. Senti muitas dores nos olhos.
    Tenho para longe: O.D. = + 4,00 e O.E. = + 5,00,
    para perto: O.D. = + 6,50 e O.E. = + 7,50.
    Mesmo assim, sinto melhoras tanto na visão periférica como na visão à distância desde que comecei com os exercícios.
    Muito obrigada.
    Rosmali

  9. Ola, boa noite!
    Tenho hipermetropia, tenho 5 para longe + 2 para leitura. Fiz os exercicios por’em não consegui ler sem oculos. Senti dor no globo ocular, senti meus olhos!!!
    Obrigada!!!
    Simone Paes

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *