Anatomia do olho! Entenda como ele funciona

Anatomia do olho! Entenda como ele funciona

Conhecer a anatomia do olho nos facilita entender como enxergamos, e como os exercícios oculares atuam melhorando a nossa visão.

Vamos então observar e pensar em algumas estruturas dos olhos neste artigo, mas especificamente nos Músculos ao Redor dos Olhos e na Câmera Anterior.

Anatomia do olho! Entenda como ele funcionaVejamos ao redor dos olhos. Gosto de pensar os olhos como uma gema de ovo, suspensa por vários elásticos. Dessa forma, é muito mais fácil compreender a anatomia do olho.

O globo ocular, uma estrutura sensível, é composta por mais de 90% água, e os músculos ao redor presos a ela como elásticos, responsáveis pela movimentação ocular.

Estes músculos tem a mesma composição que qualquer outro músculo esquelético do seu corpo, sim, você tem músculos nos olhos, e pode fortalecê-los e alongá-los, da mesma forma quando vai a academia e exercita seus braços e pernas.

Anatomia do olho! Entenda como ele funcionaQuando estamos com a visão fraca e então ilusoriamente apertamos os olhos para ver melhor, causamos uma tremenda tensão nesta musculatura, a ponto de reduzir a movimentação ocular, e de bloquear parte da circulação sanguínea que chega até os olhos.

Alongar essa musculatura e fazer automassagem faz com que estes músculos fiquem saudáveis e flexíveis, causando menos tensão no globo ocular.

Este tipo de musculação com os olhos é capaz de alterar o formato do globo ocular, diminuindo assim os graus de Miopia e Hipermetropia.

Um pouco mais sobre a anatomia e fisiologia do olho

Anatomia do olho! Entenda como ele funcionaOutra área da anatomia do olho que merece nossa atenção é a câmara anterior, que é a região entre a córnea, e o cristalino.

Neste espaço  circula o humor aquoso, liquido transparente que tem a função de nutrir à córnea e o cristalino e regular a pressão interna dos olhos.

O humor aquoso é produzido continuamente, circula pela câmara anterior e é escoado, passando por um canal (ângulo).

O equilíbrio entre a formação e a reabsorção do humor aquoso regula a pressão interna dos olhos.

Podemos pensar em uma pia, se a torneira está aberta e o ralo desentupido tudo flui normalmente. Entretanto, se o ralo estiver obstruído por algum motivo, a água se acumula, até chegar ao ponto de extravasar para fora da pia. Em nossos olhos, quando o humor aquoso não é escoado, ele não transborda para fora dos olhos, mas sim se acumula e a pressão intraocular aumenta, o que gera pressão também na parte posterior dos olhos, podendo lesionar algumas células do nervo óptico, causando o conhecido Glaucoma. Não fica mais fácil entender as doenças quando conhecemos a anatomia do olho?Anatomia do olho! Entenda como ele funciona

Pois bem, se melhoramos a circulação interna do humor aquoso, conseguimos diminuir a pressão interna dos olhos,  e o exercício mais eficaz para isso é o Sunning, ou Ensolar, pois nós ajudamos essa drenagem do líquido por meio do movimento causado pela contração e dilatação da pupila.

Imagine que essa movimentação de abertura e fechamento da pupila (como se fosse uma musculação mesmo causada pelo exercício Sunning), funciona como um “desentupidor de pia”, fazendo o líquido circular mais rápido e assim ser escoado com mais facilidade.

A consequência disso é, na maioria das vezes, a regulação da pressão interna dos olhos.

Entendendo a anatomia do olho

Cada vez que penso em nossa estrutura ocular e vejo como é possível melhorar seu funcionamento por meio dos exercícios, fico ainda mais motivada a continuar praticando e ensinando sua prática para as pessoas.

Milhares de alunos estão se beneficiando com a prática dos exercícios visuais.

Aproveite esse conhecimento você também, e melhore sua visão naturalmente.

Quer saber mais sobre como enxergar melhor naturalmente?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
 
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

7 comentários no post “Anatomia do olho! Entenda como ele funciona

  1. olá! obrigada por tudo que vc tem feito Dra. Tatiana. já faço parte da lista vip e estou praticando os exercícios que têm me ajudado de uma forma geral. tinha um estrabismo no olho esquerdo que me atrapalhava muito pra ler e graças a Deus e à sra. me livrei dele. “Parar”era o maior problema que eu enfrentava para praticar o Ensolar mas resolvi unir o util ao agradavel pra mim e agora toda manhã (por volta de 8h e pelo menos 3x na semana) pratico o exercício rezando o terço – um misterio Ensolar o outro o Palmin e dá ,mais ou menos trinta minutos. Gostaria de saber se este tempo está bom e se trarão beneficios para meus problemas (hipermetropia e astigmatismo- mais forte no olho esquerdo -que também tem um piterigio (kkk não sei se é assim que se escreve!) Há tres meses atras não conseguia ler nada de perto e agora quando o local esta bem iluminado já consigo. O b r i g a d a!!! A sra e sua equipe estão em minhas orações todas as manhãs! um abraço

  2. Dra. Tatiana, bom dia, sou sua fã e já faço parte da sua lista Vip a algum tempo, sempre vejo seus videos, adoro muito.
    Na verdade gostaria de pedir alguns exercícios específicos para meu pai, ele tem 86 anos e já fez cirurgia de catarata da vista direita, naquela campanha do Hermelino Matarazzo que consegui pra ele, mas não consigo a outra cirurgia porque ele tem problemas de plaquetas, graças a Deus não é nada grave mas o organismo dele destrói as plaquetas, enfim, como ficou confuso agora pra ele enxergar direito, comecei ensinar pra ele as massagens e alguns dos seus exercícios que vi nos videos, e ele é muito bonzinho tenta fazer direitinho, e na idade dele nem sei se vale apena fazer outra cirurgia e correr o risco. Se puder me ensinar alguns exercícios, para catarata da vista esquerda e a confusão de imagens que ele tem que o incomoda muito, porque não tem óculos que fique bom, agradeço muitíssimo. um beijo.

  3. Adoro esses exercícios e o método em si. Virei fã e tenho divulgado bastante!

  4. Neide,

    nunca recebemos uns questão como essa, testei aqui esse post e testei também no celular. Nem alterando o zoom consegui fazer a o texto sumir ou ficar atrás de uma imagem.

    Qual aparelho vc está usando, é laptop, desktop ou celular. Acredito que seja alguma configuração do seu aparelho.

    Se quiser podemos lhe ajudar por telefone.

    Entre em contato com renatogebrael@gmail.com

    Obrigado!!!

  5. Gpstaria muito de ler as instruções sobre os olhos, acima. Porém, quando chega perto da janela que fica do lado esquerdo, sobre “video Aula Meir Schneider, ” essa janela aumenta e passa a ocupar quase até o meio da página, encobrindo os textos. Isso ocorre com todos os textos que voces enviam para entrar (indicados em azul) e nunca consigo ler os textos.
    Não consigo de nenhuma maneira fechar a janela ao lado.
    Como devo proceder? Podem me ajudar?
    Aguardo resposta e agradeço.
    Neide

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *