“A letra é preta e o papel é branco” Visualização que melhora a leitura

Ler mais rápido é prejudicial à saúde de seus olhos

Hoje em dia o ser humano olha para as letras de uma maneira diferente da que olhava antigamente. No passado o homem venerava a escrita, contemplava por repetidas vezes a mesma poesia e mesmo texto em busca de novas interpretações e significados.

Nos dias atuais, com essa avalanche de informações, procuramos ler tão rápido, e passamos os olhos pelos textos pretendendo resumi-los e captar somente a ideia central. Pois bem, isso enfraquece a atividade da mácula (região da retina responsável pela visão de detalhes), o que torna nossa visão menos nítida.
Uma maneira de compensarmos este hábito prejudicial é algumas vezes durante a semana estimularmos nossa mácula. Portanto, escolha um texto, retire os óculos se você os utiliza, e olhe devagar para cada letra. Detalhadamente como se você a estivesse escrevendo com os olhos. Percorra cada detalhe e cada curva das letras, piscando suavemente.
Agora feche os olhos e tente se lembrar exatamente da forma das letras, como se tivesse tirado uma foto delas. Abra os olhos e continue olhando os detalhes.
Para ativar seu cérebro na visão do contraste entre a letra e a página, feche agora seus olhos e imagine que as letras estão mais pretas, e o papel mais branco. Para ajudar você a se concentrar em sua imaginação repita 3 vezes a frase em voz alta “A letra é preta e o papel é branco”. Abra os olhos e olhe para as letras novamente. Repita esta imaginação.
Como as letras te parecem agora? Mais nítidas? Com maior contraste? Mais fáceis de ler? 
     A imaginação  já é muito utilizada na reabilitação física em paralisias, onde a pessoa imagina e pensa nos movimentos antes de tentar executá-los. Os benefícios são comprovados, pois esta prática ativa novas conexões cerebrais e estimula a circulação sanguínea, contração muscular e ativação neurológica da área onde o movimento foi imaginado.
Pois bem, com a visão também funciona, quando visualizamos mais contraste entre a letra e o papel, nosso cérebro envia impulsos nervosos referentes a esta interpretação, e isto facilita a conexão entre a nossa mácula e o cérebro, tornando as letras mais visíveis. Experimente!

Quer saber mais?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

.

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

2 comentários no post ““A letra é preta e o papel é branco” Visualização que melhora a leitura

  1. Tenho feito esse ecercício e já consigo ler sem óculos textos que antes eram apenas coisinhas pretas. Agora já identifico as letras. Estou cada dia melhor. Obrigada Dra. Tatiana!!

  2. Para a membrana epi-retinica tem exercícios específicos?

    Tem este problema é a minha esposa Denise.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *